26 de out. de 2009

Ano da França


Aqui vão as fotos do Kit Ando da França no Brasil, inspirado nos clássicos da culinária francesa. Ele custa R$90,00, serve duas pessoas e pode ser agendada a entrega entre os dias 26 de outubro e primeiro de novembro.



Cardápio:
Canapés frios – 2 unidades de cada por pessoa
Blinis de mandioquinha , carpaccio de carne , alcaparras e parmesão
Crostini de pãozinho integral , salmão, creme azedo e caviar
Stick ratatouille
Bombom de brie e damasco
Entradinhas Quentes- 1 unidade de cada por pessoa
Caldinho de cassoulet
Suflê brulê de cogumelos e camembert
Mini Porções – 1 unidade de cada por pessoa
Salada Niçoise
Bouef Borguignone e purê de batata aligoti (alho e queijo)
Mini Sobremesas- 1 unidade de cada por pessoa
Mil folhas de baunilha com morangos ao vinho
Crepe Suzete de doce de leite







25 de set. de 2009

Semana Farroupilha

Bah, tri legal participar da semana farroupilha! Fizemos um evento para a Abojeris no piquete deles lá, com direito a violeiro e tudo. O cardápio foi, polentinha grelhada e ragu de matambre, caldinho de feijão e palha de couve e risoto de linguica e charque! Vou postar aqui as fotos dos outros pratos que criamos comemorando esta data, e qualquer receita é só pedir que eu mando!
Confit de costela, pure de aipim e farofa de ervas.



Sagu rosé e creme de pimenta rosa.

Caldinho de feijoada e palha de couve






23 de jul. de 2009

O melhor chines de Porto Alegre

Essa semana eu estive no restaurante que, na minha opinião é o melhor chines da cidade. Isso claro, levando em consideração que eu nunca estive na china, a experiência mais autêntica relacionda a essa cultura foi um jantar degustação que um chines amigo do meu pai nos ofereceu, dizendo no seu inglês claríssimo que eram pratos tradicionais e do dia-a-dia das famílias de onde ele vem. Mas voltando ao assunto, estive no Youyi. Lá a gente come uns pasteizinhos recheados com carne de porco, grelhados ou no vapor que são uma verdadeira maravilha, acompanhados de um molhinho de pimenta caseiro, outra maravilha. Esses são os tanto faz. Não repitam isso por aí, esse é um apelido que a minha família costuma chamar essas entradinhas desde que começamos a frequentar o restaurante, tipo a uns 20 anos atras. Recentemente passou por reformas que o deixaram mais atraente, o cardápio tem algumas novidades, como o nhoque de vela ao molho de shitake, mas os clássicos tanto faz, porco apimentado e bifum de legumes continuam os mesmos desde que eu me conheço por gente. É sempre bom lembrar dos lugares que não nos decepcionam. Que continue assim!

Youyi - Rua Candido Silveira, 242 - Auxiliadora

20 de jul. de 2009

Em homenagem ao dia do amigo, uma amostra bem representativa dos meus!

http://www.coisasdemariablog.blogspot.com/
É o melhor passatempo para quem gosta de arte, design, moda, arquitetura, etc.

Memórias de um porco

Trechinho de um livrinho divertido com o qual eu ando passando as noites de insônia:
" Nestas linhas, divididas em capítulos, não vou explicar a ninguém como cozinhar um molho com miolo de alcatra, nem como fazer para que a droga do cordeir assado se desfaça em deliciosas fibras úmidas empapadas de um molho dourado, aromático e saboroso, não se transformando naquela coisa dura e seca como um estofamento de cadeira. Não. Aqui quem manda sou eu. Você lê e acorda comigos os meus mortos. Ou os do meu companheiro de escrita. Nem pense em me interromper. Entenda: aqui você não vai aprender a cozinhar; para isso serve esse bando de chatos que - no rádio, na tevê, nas revistas e nos jornais - pretendem facilitar a sua vida explicando o tempo todo como eles são inteligentes, como são capazes de lhe ensinar receitas complicadas e como são criativos , entendem de filosofia e outras picaretagens."

Do livro: Porca memória - Recordações gastronomicas de um par de suínos. De Hasier Etxeberria e David de Jorge, Ed. Senac SP.

14 de jul. de 2009

Mais um resgate do blog da Lívia - As coisas que a gente ama

wim wenders, carne de panela, wolfmother, sanduiche de picanha (natalicio), camarao na moranga, absolut (raspberry), pesto, led zeppelin, buenos aires, santiago calatrava, new york city, guarda do embau, oasis, mies van der rohe, racouteurs, gael garcia bernal, rodin, masp, banho de mar, le corbusier, beatles, lars von trier, rede, twix, eisenbahn, sartre, viajar, dulce de leche conaprole, chopp 2 pila, freud, chris cornell, pulp fiction, moma, hagen dazs, nietzsche, chuva-sol-neve-lua, ernesto sabato, rubem braga, milan kundera, moby dick, erico verissimo, fight club, afonso, agora, mario vargas llosa, munch, martin scorsese, joao ubaldo ribeiro, theodor adorno, landrover, vai renato!, andre comte-sponville, morin, kandinsky, coppola. Ah sim, sem esquecer: A gente gosta do Chico e do Inter também!!

26 de jun. de 2009

Que vengam los tapas!

Ai eu adoro as pesquisas! E também por isso, eu adoro os clientes que me pedem pra inovar e criar um cardápio especial, aposto que muitos arquitetos e publicitários concordam comigo! Recentemente uma cliente pediu um cardápio para uma recepção de casamento a lá espanhola, seguindo a tendencia dos tapas! Delícia! Daí, já com algum estudo sobre os principais ingredientes, sabores e combinações da culinária espanhola eu fui pensar nesse formato “tira-gosto”. Adorei essa idéia de juntar um clima descontraído de finger food com as tradições dessa cozinha que, na minha opinião, está entre as mais ricas.
Casualmente eu estava em uma das minhas visitas ao namorado, no Rio, e encontrei um lugar que foi uma ótima inspiração, o todo descolado e concorrigo Venga, bar de tapas, no leblon. Ali eu e duas ótimas amigas bebemos e comemos sensacionalmente bem, sem exageros. Os sabores giravam em torno das anchovas, lulas, mexilhões e peixes frescos ou curados, bem como dos pimentões, queijos e muito presunto cru, tudo regado num azeite que eu adoro, o Ybarra.
Como se pode imaginar, embalada por uma sangria e com ótima companhia a noite foi maravilhosa, e me rendeu muitas idéias em torno destes antipastos. Prometo que trago fotos destes bocaditos coloridos depois!

Serviço: O Venga, que fica na Dias Ferreira, 113, e lá a minha dica é a Sangria de vinho tinto e os pinchos expostos no balcão.

25 de jun. de 2009

Agradecimentos/Reconhecimentos

Bah, voces não imaginam que legal! Com apenas tres meses de vida a Dedo de Moças foi citada na imprensa local. Com muita honra eu agradeço a Bete, editora e colunista do caderno gastronomia da ZH pela lembrança. O Carlos Pires de Miranda do Jornal do Comércio também comentou sobre o kit do dia dos namorados que a gente lancou, e o site Qual é a Boa também, indicou o mesmo kit nos destaques da programação do dia dos jantares apaixonados.
Eu, a Carol e a Rê agradecemos o reconhecimento, espero que a gente ainda dê muito o que falar com muitas festas legais, coloridas e saborosas, cardápios temáticos e exclusivos, e claro, muitos clientes felizes.
Mas já que estamos agradecendo, vamos só lembrar dos mais próximos, que perderam várias horas do seu tempo ajudando a gente a montar esse negócio, como a minha mãe, Heloisa e o meu irmão e marido da Carol, Luli.

22 de jun. de 2009

Yes, we can!

Comidinhas de ressaca

Resgatado do abandonado blog da minha prima: http://vimgitoria.blogspot.com
A nossa lição de hoje é sobre: ressaca.
Talvez não seja a forma mais legal de começar a escrever um blog, mas confesso que o abuso alcoólico da noite de ontem não me deixa, agora, pensar em outra coisa a não ser em possíveis formas de se curar uma ressaca.
Unanimidade, ao menos para ambas nós as duas, é a coca-cola. A Lívia prefere a de garrafinha de vidro pequena, já eu prefiro da lata, direto nela. Santo remédio. Hoje na falta da coca, surgiu uma limonada suíça. Eficiente também.
Tem os que falam que se deve comer alimentos leves, frescos e tomar bastante água. Aposto que essas pessoas nunca tomaram um trago na vida! Imagina? A receita deveria ser: carboidratos mil, frituras e, claro, coca-cola. Imagina, salada...
Mas claro que cada um tem a sua receita né... milk-shake costuma funcionar, esfihas e kibes do habib’s também, mas a verdade é que depois que eu conheci a Rotisseria Sírio Libanesa no largo do machado, qualquer fast food árabe está reduzido a nada. Recentemente o meu irmão e a Carol aderiram ao subway... Muito eficiente também pros dias que eu quero comer todos os molhos, queijos e acompanhamentos ao mesmo tempo!
Mas no caso da ressaca, cabem até as tele pizzas, os mc donalds, e todas as porcarias rápidas e salgadas em geral. Se nada funcionar, um chopinho vai acabar resolvendo... Só não vale beber tanto a ponto de não conseguir comer nada no outro dia!
Começou! Encontrei desculpas, finalmente! A verdade é que eu sempre quis escrever, sempre escrevi, mas nunca com algum propósito de estabelecer alguma comunicação com alguém. O que acontece é que agora a idéia de falar com quem também é apaixonado por cozinha, sabores, cores, novidades e/ou adora uma festa, pra mim está se tornando uma necessidade.
Só pra lembrar que a nossa empresa está representada pelo domínio www.dedodemocas.com. Portanto, o blog não se prende às nossas novidades comerciais, promoções ou eventos, mas abrange também as nossas inspirações, devaneios, pesquisas e tudo o que pode vir a influenciar o nosso trabalho, como cinema, arte, música, tendências, problemas com fornecedores, dias de intenso mau-humor, problemas no trânsito e alguma coisa sobre bares, tragos e restaurantes.
Fora isso, eu espero também trocar idéias, receitas e dicas sobre lugares legais (ou não) com os interessados, seja bemvindo.